sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A reciclagem de placas eletrônicas

Computadores, aparelhos de televisão, aparelhos de rádio e celulares, carregam muitas utilidades e facilidades. Todos os metais da tabela periódica podem ser encontrados compondo as placas eletrônicas destes aparelhos. Com a preocupação de que exstes metais não cheguem ao meio ambiente de uma forma inadequada, o engenheiro Hugo Marcelo Veit desenvolveu um processo inédito para reaproveitar as sucatas eletrônicas que envolvem meios mecânicos( magnéticos e eletrostáticos) e eletroquímicos.
O trabalho foi realizado dentro de um projeto de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul( UFRGS). Das placas, podemos obter vários elementos químicos, entre eles o "cobre", do qual o engenheiro afirma que é possível reaproveitar 53Kg, proporcionando uma economia relevante. Assim com a recuperação do cobre, ressalto que por meio da separação impedimos que o chumbo contamine o ambiente. Também foi comprovado que o cobre sai com 99% de pureza e com o custo equivalente ao da sua retirada da natureza.
O processo de recuperação demora cerca de cinco horas e até agora só foi executado em laboratórios. Como o processo nunca foi executado em escala industrial, ainda não é possível estimar suas vantagens econômicas. Deveria ser criado uma legislação específica que obrigasse as empresas a dar um destino adequado a estas sucatas.





De acordo com o engenheiro, ele quer ampliar sua pesquisa para o reaproveitamento total dos produtos, ou seja todos os materiais usados em computadores, televisores, etc. Se for um sucesso, talvez as próximas gerações de fabricação destes aparelhos, já possa ser fabricadas com materiais que pouco agridam a natureza, assim garantindo uma condição de vida melhor para nós seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário