sexta-feira, 19 de agosto de 2011

MDL( Mecanismo de Desenvolvimento limpo)

    Constituindo o 12º artigo do Protocolo de Quioto, o MDL foi desenvolvido a partir de uma proposta brasileira, que sugeria a formação de um fundo de desenvolvimento limpo. No qual os países de maior emissão de poluentes, que não conseguissem reduzir seus índices de emissões, deveriam dispor de verba para este fundo. Seguindo o seguinte princípio, "Poluidor-Pagador".
    Em Quioto a ideia do fundo se transformou em um mecanismo, passando a ser chamado "Mecanismo de Desenvolvimento Limpo-MDL". No MDL não há penalidades por ações antecipadas, pelo contrário há incentivos para ações imediatas de atividades que reduzam o impacto das emissões de GEE(Gases de Efeito Estufa). De acordo com o Fundo brasileiro de desenvolvimento sustentável(FBDS), o MDL pode trazer bonsfrutos ao Brasil. Estima-se que esse mecanismo possa movimentar cerca de U$30bilhões por ano. 
     Para ingressar no MDL, todo projeto deve apresentar uma linha de base, que é o cenário que representa as emissões de gases que ocorrem na ausência deste projeto.


fonte: http/reflorestamento.synthasite.com/mdl