quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Cientista desenvolve tecnologia inovadora para a agricultura

     O nitrogênio é um dos macronunientes mais abundantes na natureza. Fundamental para o crescimento e desenvolvimento das plantas.
    Os fertilizantes nitrogenados são excelentes para a agricultura, resultantes da primeira Revolução agrícola. Mas a poluição causada pelo nitrogênio é uma das grandes preocupações dos ambientalistas, incluindo os danos causados pelos nitratos, pela amônia e pelos óxidos de nitrogênio. Um exemplo de dano é a amônia, em contato com os lençóis freáticos, gera efeitos tóxicos no ambiente aquático, podendo prejudicar os peixes.
Professor Edward Cocking
    A maioria das plantas necessita retirar o nitrogênio do solo, parte dele proveniente da utilização de fertilizantes sintéticos, aplicados pelo homem. Poucas plantas que mantém associação simbiótica com bactérias fixadoras de nitrogênio, algumas leguminosas (ervilha, feijão e lentilha), possuem a capacidade de fixar este elemento da atmosfera, com o auxílio destes organismos fixadores. A vista do exposto, o professor da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, Edward Cocking desenvolveu uma técnica para inserir bactérias fixadoras de nitrogênio nas células das raízes das plantas. O pesquisador afirma que todas as culturas de grãos poderão utilizar o nitrogênio diretamente do ar, abrindo mão do uso dos fertilizantes. E, segundo o pesquisador, a técnica não é nem modificação genética e nem bioengenharia, já que usa somente uma bactéria natural, que tem a capacidade de fixar o nitrogênio a partir do ar. Os resultados promissores foram obtidos em laboratório. A realização dos testes de campo podem dar uma resposta mais concreta da viabilidade desta tecnologia.

Referênicas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário