sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Moda Sustentável

    Reaproveitamento de resíduos, reciclagem de matéria prima, estas são áreas de sustentabilidade que já são bem conhecidas, agora lhes apresento a "Moda Sustentável", ou a Onda Ecofashion, como alguns a chamam. A moda sustentável está começando a ocupar lugar de destaque no mundo, principalmente por ser produzidas por grifes famosas.
    A industria têxtil tenta encontrar uma maneira de produzir peças de roupas que não explorem os recursos naturais de forma demasiada. Assim recentemente foram criadas roupas que agradam o gosto do consumidor. Elas apresentam design, tecnologia e o principal ecologia.
    As roupas são desenvolvidas com materiais que não agridem a natureza. Elas podem ser feitas de materiais orgânicos(fibras, algodão, juta e bambu) ou com material reciclável(garrafa PET e pneu). Veja as opções para você entrar nesta moda:

Algodão orgânico- É cultivado sem o uso de pesticidas, fertilizantes químicos e reguladores de crescimento. Para ser 100% orgânico no processo de tingimento, são utilizados pigmentos naturais.

Fibra de bambu- Planta de crescimento rápido, significando que é altamente renovável. Se produz em abundância sem o uso de fertilizantes e pesticidas. Possui característica termodinâmica ou seja, deixa a peça fresca no verão e quente no inverno.

Juta- Sua aparência é semelhante ao linho, é plantada na região amazônica, sem nenhum impacto ambiental. Necessita apenas de água para o cultivo, sem a necessidade de agrotóxicos. É biodegradável.

Garrafa PET- O plástico reciclado é transformado em fibras, que possibilitam a confecção de um tecido forte e macio. Geralmente é combinado com o algodão que dá um toque ainda mais confortável.