sábado, 24 de setembro de 2011

Telhado Verde

    Uma técnica de arquitetura e também um meio sustentável de se viver. Geralmente é instalado na cobertura de residências, fábricas, escritórios e outras edificações. Suas principais vantagens são facilitar a drenagem, fornecer isolamento acústico e térmico e produzir um diferencial estético e ambiental.
    Um telhado verde é uma alternativa sustentável, em relação a telhados e lajes tradicionais. Pois facilita o gerenciamento de grandes cargas de água, melhorias térmicas, serviços ambientais e novas áreas de lazer, este telhado proporciona um ambiente muito mais fresco, mantendo o local protegido de temperaturas extremas. Em ambientes urbanos, promove o reequilíbrio ambiental, trazendo benefícios da vegetação para a cidade. Às vezes, painéis solares que reduzem o consumo de energia elétrica são acoplados a essas coberturas.



    Os custos de instalação dependem do sistema e da tecnologia adotada. A diferença de preços envolve fatores como a quantidade de materiais, a instalação e a mão de obra especializada. No Brasil atualmente existem tecnologias eficazes e simples á respeito de telhados verdes, proporcionando um bom investimento devido à economia de energia e o uso da área como jardim e lazer(quando em espaços planos).