sábado, 3 de dezembro de 2011

2ª Gincana Rio Forte


   Na primeira semana do mês de dezembro, dos dias 1 a 3, foi realizada no Instituto Federal Sul-riograndense campus Camaquã, a 2ª Gincana Rio Forte. Com as turmas de Controle Ambiental e Automação Industrial divididas em equipes, foram realizadas várias tarefas. A gincana foi composta por desafios que exigiram dos alunos, a aplicação de conteúdos aprendidos em sala de aula. Por exemplo, a primeira tarefa "Densidades e volumes", exigiu que os alunos construíssem um dinamômetro, instrumento visto na disciplina de física. Foi também tratado, nas tarefas um assunto, que é de interesse não apenas dos alunos, mas também de toda a comunidade camaquense, a Conscientização ambiental. A equipe que venceu a gincana, foi a equipe Delta 14, composta por alunos da turma semestral do curso de Automação Industrial.
    Tendo em vista esclarecer alguns objetivos da gincana, o repórter deste blog, Bruno Bonilha, entrevistou o Chefe do Departamento de Ensino do campus, professor Leonardo Missiaggia, e a Coordenadora do curso de Controle Ambiental, professora Ana Maria Geller. Confira logo abaixo as entrevistas.


Entrevista com o Chefe do de Departamento de Ensino, professor Leonardo Missiaggia.

 O que o Diretor de ensino, acha da interação que ocorre em os alunos usarem os conteúdos ensinados em sala de aula, em algumas tarefas das gincana?

As tarefas propostas na gincana, constituem um desafio que faz com que os alunos apliquem oque aprenderam nas disciplinas, de modo que aprendam de uma forma mais dinâmica, relacionando as tarefas da gincana com o cotidiano e estimulando o trabalho em equipe para a resolução de problemas.



É correto afirmar que os conteúdos aprendidos em sala de aula, podem ser utilizados em outras ocasiões, além de provas objetivas, como no cotidiano?

Com certeza, pois todos os conteúdos aprendidos, serão usados no ambiente de trabalho ou no cotidiano.



Todos os conteúdos que o aluno aprende no curso integrado, servem como uma preparação para o aluno, quando for prestar algum teste ou concurso. A qualidade desta preparação é equivalente ou superior ao ensino médio normal?

O curso integrado tem a característica de que todas as disciplinas de uma forma conjunta, por exemplo, oque é visto matemática, será visto na prática em outras disciplinas do curso. Isto faz com que o estudante construa o conhecimento de forma efetiva. Não há como afirmar se o aprendizado é superior, mas com certeza a educação profissional técnica, tem sua qualidade reconhecida em toda a rede de ensino.




















Entrevista com a Coordenadora do curso de Controle Ambiental, professora Ana Maria Geller.

Como surgiu a ideia de integrar um assunto como a "Conscientização ambiental" em uma gincana?

A partir de uma conversa com a secretária do meio ambiente do município de Camaquã, no inicio de maio de 2011. Ela sugeriu o trabalho com o tema Conscientização ambiental como uma necessidade de trabalho a ser desenvolvido. Com isto, pensou-se em utilizar o espaço da gincana por ser mais dinâmico e lúdico, sendo assim apropriado para este tema de educação ambiental. A gincana será utilizada como um momento de despertar para a reciclagem. O trabalho de conscientização é lento e precisará ser feito no decorrer de vários anos, até que as pessoas tenham incorporado, a suas atividades cotidianas, a separação do lixo. A separação precisa ser um hábito e não algo a ser feito por obrigação.

















    Agradeço ao professor Leonardo Missiaggia e a professora Ana Maria Geller o tempo que disponibilizaram para as entrevistas.