sábado, 15 de outubro de 2011

O biodiesel à base de algas

    A soja é, hoje em dia, a base do biodiesel produzido no Brasil, mas sua escala de produção é muito baixa, de 400 a 600 quilos de óleo por hectare, sendo produzida apenas em um determinado ciclo do ano. Pesquisas feitas por uma universidade do Rio de Janeiro indicam que algas encontradas no litoral do país têm grande valor energético, capaz de produzir 90 mil quilos de óleo por hectare. Além de uma série de outras vantagens, o biodiesel de algas libera pouco gás carbônico na atmosfera e ajuda a combater o efeito estufa e o aquecimento global. 
Desenvolvimento de biodiesel em laboratório
    Essas algas podem ser cultivadas em local de solo semi-árido, onde a água é meio salobra, ou em locais tropicais. As algas possuem crescimento acelerado e se desenvolvem mais rápido do que qualquer outra planta.



    Estima-se que, em breve, este biodiesel seja produzido em grande escala, a ponto de poder substituir os combustíveis fósseis. Algumas das maiores empresas privadas da área petrolífera já estão desenvolvendo pesquisas relativas á algas como um novo combustível. Assim, cada vez mais, o Brasil está se superando na área do biocombustível, tornando-se o maior produtor do mundo.