domingo, 24 de julho de 2011

A reciclagem do papel

A reciclagem do papel é a forma de reaproveitamento do papel não funcional para produzir papel reciclado. Existem duas grandes fontes de papel para se reciclar, "as de pré consumo e as de pós consumo". As de pré consumo são recolhidas pela própria fábrica antes que o material chegue ao mercado consumidor. E as de pós consumo é o material recolhido pelos catadores de rua.
O papel reciclado está crescendo no mercado hoje em dia. Com o apelo ecológico que tem faz com que o seu preço seja maior do que o seu próprio material virgem. No Brasil o papel reciclado chegou a custar 40% a mais do que do que o papel virgem em 2001, em 2004 os preços estavam quase equilibrados e o material custava de 3 a 5% a mais, a diminuição dos preços foi ganha pela diminuição da margem de lucro. 


Na Europa o papel reciclado é produzido em escala industrial, chegando a custar mais barato que o papel virgem, graças a eficiência na coleta seletiva e o difícil acesso a celulose, comparado ao do Brasil. Assim com a reciclagem do papel também vem a maior economia de matéria prima.