sábado, 12 de novembro de 2011

Projetos parte 4




    Trata-se de um projeto de extensão vinculado ao Instituto Federal Sul-riograndense(IFSUL) campus Camaquã-RS. O projeto consiste em quatro etapas:

1ª) Escolha e aperfeiçoamento do aluno bolsista que atuará no projeto;

2ª) Visita às escolas públicas de Camaquã explicando o projeto e com a demonstração do funcionamento dos robôs para os alunos de 6- a 8- séries do ensino fundamental;

3ª) Com o auxilio de fichas de inscrição, aplicadas pelos professores de cada escola, será feita a seleção dos alunos contemplados com o curso de 20 horas totalmente gratuitos;

4ª) Formação de sete turmas de dezesseis alunos cada, totalizando cento e doze alunos beneficiados. O curso será ministrado nas dependências do IFSUL  campus Camaquã e cada turma estudará no período de duas horas e meia por dia, durante oito dias letivos dentre duas semanas seguidas. Essa quarta etapa do projeto, esta previsto que ocorra entre os dias 05/03/12 a 06/06/12.

    O projeto é coordenado pelo professor Marcelo Azevedo, com o auxílio do aluno bolsista Gustavo Fonseca e a colaboração do professor Ricardo Prediger.







       Efeitos de resíduo da indústria fumageira em minhocas da espécie  Eisenia Andrei sob condições de laboratório

    O pó de fumo é um resíduo oriundo de processos industriais, seu comportamento, no ambiente, ainda é pouco estudado quando se trata da biota do solo. À vista do exposto, o objetivo do projeto é avaliar a influência desse resíduo sólido em minhocas da espécie Eisenia Andrei, criadas em minhocário e em ambiente laboratorial. Utilizando copos plásticos de 500ml, foram realizadas misturas do pó de fumo com esterco bovino, esse ultimo usado como tratamento de controle. O experimento durou 32 dias, durante os quais foram realizadas coletas, a cada 8 dias, para avaliações.
    O projeto foi coordenado pelo professor Guilherme Karsten Schirmer, com o auxílio dos alunos do curso de Controle Ambiental Giovana M. Leites, Bárbara B. Gonçalves, Bárbara F. Flores, Thainá A. Freitas, Danrley R. Pacheco, Bianca L. Paim, Bruna F. Longaray, Bruno Bonilha, Priscila L. da Silva, Juliana Kasanowski, Raísa F. de Abreu e Caroline M. Leites.