quinta-feira, 12 de julho de 2012

IF acolhe sua primeira intercâmbista


No dia 5 de março, chegou ao IFSul Campus Camaquã, Lara Burghardt. Intercâmbista vinda  da Alemanha pelo Unwelt Campus Birkenfeld. Lara está se formando em engenharia de produção, para complementar seu curso veio para o Brasil em um intercâmbio de 4 meses. Confira abaixo minha entrevista com a Lara.

Bruno Bonilha, Lydia Tessmann e Lara Burghardt
Versão em Inglês




Bruno: So, you are studying Enviroment Engeneering and Bussines Administration in Birkenfeld, why did you choose this course?




Lara: Because i like economy, and i also like engeneering, in Germany subject is a mixture so i have also economic subjects and engeneering.




Bruno: Do identify yourself with this kind of subjects? Is it what you like to do?




Lara: Yes. Because before i studied just economy it was not exactly what i wanted to do. I really missed the engineer stuff.




Bruno: When you finish, when you graduate, do you want to start working or do you intend to do a Master or a PHD?




Lara: Definetely want to do a Master program.




Bruno: Why?




Lara: In Germany i study in the campus wich is a zero emission campus. Like i said before, i really like enviroment, and i saw here some things that could be changed, because i think Brazil has a lot of oportunities to change things, for example here in the school, it would be much better if were use a solar system of photovoltaic panels, because Brazil has so much sun and it's a waste of energy, when it's not used.



Versão em Português 



Bruno: Então você está cursando Engenharia da Produção lá em Burkenfeld, porque tu escolheste este curso?



Lara: Por que eu gosto de economia e eu também gosto de engenharia, na Alemanha as matérias são misturadas e então eu tenho matérias econômicas e matérias de engenharia.



Bruno: Você se identifica com este tipo de matéria? É isso o que você gosta de fazer?



Lara: Sim. Por que antes eu estudava apenas economia e isso não era exatamente o que eu queria fazer, eu buscava a engenharia.



Bruno: Quando você terminar, quando você se formar, você quer começar a trabalhar ou você pretende fazer um mestrado ou PhD?



Lara: Eu definitivamente quero fazer um mestrado.



Bruno: Porque?



Lara: Por que eu acho, para Alemanha eu sou muito jovem e tentar fazer o mestrado é melhor para mim por que eu não fiz um treinamento antes e assim é mais fácil para mim achar um emprego, e eu também quero estudar mais um pouco, por que eu quero me especializar na matéria e aprender mais.



Bruno: Você sabe a área específica que você escolherá para fazer o mestrado?



Lara: Eu não sei exatamente o que eu vou fazer. Talvez eu queira fazer uma fazer uma especialização na área ambiental ou uma especialização em engenharia. Eu não sei qual área exatamente mas eu acho que eu vou escolher a área ambiental por que eu gosto muito e também gosto das minhas antigas matérias, então talvez eu vou permanecer com esta.



Bruno: Você tem um projeto de melhorias para o IFSul. Tu poderias explicar um pouquinho do projeto para nós? O que você esta pensando e o que gostarias de falar sobre ele?



Lara: Na Alemanha eu estudo no Campus Ambiental que é um campus de emissão zero. Como eu disse antes, eu realmente gosto da área ambiental, e eu vi aqui algumas coisas que poderiam ser mudadas, por que eu acho que o Brasil tem muitas oportunidades de mudanças, por exemplo aqui na escola, seria muito melhor se usássemos sistemas solares de painéis fotovoltaicos, por que o Brasil tem muito sol e é um desperdício de energia quando não é usada.


                           Agradeço a professora Lydia Tessmann pelo tempo disponibilizado

Nenhum comentário:

Postar um comentário