sábado, 5 de maio de 2012

Vida Sustentável.com: um ano, uma vida

    Hoje, dia 06 de maio, o blog Vida Sustentável.com completa o seu primeiro ano. Lançado no dia seis de maio do ano de 2011 com o objetivo de ser um simples blog escolar, nem se pensava que o blog atingiria tamanha proporção. Por isso, o assunto de hoje é a história do Vida Sustentável.com.

      A partir de uma ideia de partilhar conhecimentos sobre sustentabilidade, o aluno Bruno Bonilha do curso técnico de Controle Ambiental criou este blog. Com o objetivo principal de demonstrar como se pode ter uma vida sustentável, preservando o planeta para gerações futuras, e de orientar as pessoas a respeito das relações entre economia e meio ambiente, nasceu este blog. Orientado pelas professoras Cátia Mirela Barcellos e Vera Haas, o projeto funciona quinzenalmente. A professora Cátia sugeriu a inclusão do projeto na Feira de Tecnologia e Mostra de Ciências Exatas e Suas Interfaces, ambas realizadas no IFSul campus Camaquã. Por ser um projeto multidisciplinar, chamou a atenção dos professores e demais participantes do evento, obtendo premiação.
    A cada quinze dias é lançada uma matéria nova no blog. Diferentes temas relacionados à sustentabilidade se encontram em nossa página: fontes de energia limpa, reciclagem, tecnologia, entrevistas com grandes personalidades, entre outros. Antes de cada postagem, a professora Vera supervisiona a redação de cada matéria. Se um texto não estiver coerente, é feita uma adequação.
      Nas primeiras postagens, o número de acessos ao blog era muito baixo. Por sugestão de minhas orientadoras e com o incentivo do Diretor Geral do campus Ricardo Costa, foram feitos cartazes e anúncios, promovendo o blog na mídia. Com o passar do segundo semestre de 2011, o número de acessos ao blog foi aumentando, assim como a busca por conhecimentos sobre sustentabilidade. Espero que essa data possa se repetir por muitos anos e que, através deste blog, mais pessoas se interessem por salvar o meio ambiente para as futuras gerações.


Agradeço a professora Cátia Mirela e a professora Vera Haas, por aceitarem ser as orientadoras deste projeto, por acreditarem no crescimento do blog e por disporem de seu tempo para orientar esse trabalho.