quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Esponja superabsorvente minimiza efeitos de vazamentos de petróleo



Em um teste feito em laboratório, uma amostra da esponja superabsorvente, pesando 453 gramas, absorveu 19 litros de petróleo cru.[Imagem: Yuan/Chung/ACS]


Mike Chung e Xuepei Yuan, cientistas Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, criaram um novo tipo de esponja, que absorve até mesmo o petróleo em seu estágio cru. A esponja captura até 40 vezes o seu próprio peso em óleo. É um processo reversível, significando que as esponjas que absorveram o petróleo podem ser encaminhadas a uma refinaria, onde se pode liberar o petróleo absorvido.

A esponja apresenta um rendimento maior em relação a materiais naturais, como o sabugo de milho, a palha e outros materiais absorventes. Esses materiais também absorvem água, o que geralmente impede a recuperação do óleo, que é descartado e continuará a poluir o meio ambiente.

O experimento criado pelos dois pesquisadores é um material polimérico – um tipo de plástico – que ao entrar em contato com o petróleo em vazamento, transforma-se em uma espécie de gel. Nos testes realizados pelos cientistas, uma amostra da esponja, pesando 453 gramas, absorveu 19 litros de petróleo cru.

Além dos benefícios ambientais, os pesquisadores ressaltam que, por permitir a recuperação do petróleo derramado, esta solução tem grandes chances de ser produzida em larga escala, minimizando os prejuízos de vazamentos futuros. O reaproveitamento do petróleo absorvido apresenta um alto rendimento, que é suficiente para cobrir os custos de limpeza sobre os vazamentos possíveis.




Bibliografia:

A Novel Solution to Oil Spill Recovery; Using Thermodegradable Polyolefin Oil Super-absorbent (oil-SAP)
Xuepei Yuan, T. C. Mike Chung
Energy Fuels
Vol.: 26 (8), pp 4896-4902

DOI: 10.1021/ef300388h

Nenhum comentário:

Postar um comentário